sábado, 2 de fevereiro de 2013

Carros Elétricos

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 Chevrolet cria puro elétrico de recarga “relâmpago” 


São Paulo – Para acirrar a briga dos carros elétricos, a General Motors vai levar ao Salão de Los Angeles, que começa dia 28, o Chevrolet Spark EV, um puro elétrico de recarga “relâmpago”. Por meio de um supercarregador especial (500V DC), a bateria atinge 80% da carga máxima em apenas 20 minutos, enquanto os carregadores normais (240V) demoram quase sete horas.
O modelo também faz bonito na performance. Com seu sistema propulsor que entrega 130 cv de potência, ele alcança 100 Km/h em menos de oito segundos. De partida, o 100% elétrico Spark deve estrear no mercado americano em 2013 e, depois, em outros mercados ainda não divulgados.


 Reprodução / You Tube
São Paulo – Você pode nunca ter pensado em dirigir um carro-inseto, mas a montadora japonesa Toyota resolveu, mesmo assim, criar um quatro-rodas que se aproxime ao máximo disso: o carro verde Smart Insect. Com portas que abrem para o alto, tamanho compacto pensado só para um ocupante e os faróis redondinhos, que lembram um olho, o visual desse carango remete rapidamente a um bichinho. Para fazer jus à vocação ecológica, o modelo é totalmente movido a eletricidade, tendo zero emissão de poluentes. Não para aí.
O carro elétrico é quase um inseto de estimação: ele possui sensores de movimento, reconhecimento de voz e sistemas de previsão de movimento do dono. Detalhe: a partida é dada automaticamente depois que o rosto do dono é reconhecido. Inclusive, o termo “Insect” justifica-se por algo que vai além da sua forma , significando “information network social electric city transporter”, algo como "transporte elétrico para a cidade ligado a uma rede de informação”. O protótipo foi apresentado no começo do mês na feira de tecnologia Ceatec Japan 2012. Veja um vídeo do YouTube com mais imagens do modelo clicando na foto ao lado (o processo de reconhecimento é mostrado a partir dos 45 segundos).



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O cupê esportivo tem um design bem mais agressivo que outras versões, como o FourTwo, a começar pelos faróis, que ganharam uma "sobrancelha" que dão aspecto mais atrevido ao carro - ele tanto pode parecer que está sorrindo ou que está irritadinho. O teto panorâmico em vidro que se estende até o porta-malas e o acabamento lateral em preto ajudam a completar o visual.
No interior, predominam elementos futuristas característicos de um carango conceito. Freios, acelerador e os bancos em couro na forma de concha abusam do contraste entre cores (vermelho e branco).
Medindo 3,55 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,50 m de altura, o pequeno conta com um motor elétrico de 60 kW (ou 81 cv). De acordo com a montadora, o compacto atinge velocidade máxima de 130 km/h. Confira um vídeo do ForStars em ação, clicando na foto ao lado.


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São Paulo - A Toyota revelou uma novidade para segmento dos veículos elétricos. Trata-se do minicarro eQ, versão elétrica baseada no subcompacto iQ, lançado pela marca há alguns anos. As dimensões do eQ permitem que quatro passageiros, sendo três adultos e uma criança, ocupem o veículo ao mesmo tempo. São 3,11 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,0m, 1,53m de altura e 1,68m de largura.
Quanto à motorização, a unidade elétrica tem autonomia de 100 km. A bateria de íon-lítio é de 12 kWh, podendo ser carregada completamente em 3 horas (numa fonte de 200V) ou 8 horas (fonte de 100V). A carga rápida de 15 minutos recarrega 80% da capacidade da bateria. O preço do eQ não deverá ser dos mais baratos. Com chegada às concessionárias de Japão e Estados Unidos prevista para o final deste ano, o preço inicial será de aproximadamente US$ 46 mil. A Toyota estima vender 100 unidades no período de lançamento.



São Paulo - Carros adaptados para pessoas que usam cadeiras de rodas existem aos montes por aí, mas esse pequeno veículo ao lado tem algo a mais: além de permitir um acesso rápido e fácil, ele também é ecofriendly. Totalmente movido a energia elétrica, o Kenguru, como foi chamado o pequeno, é o primeiro carro ecológico projetado para esse público especial.
O banco do motorista foi suprimido, permitindo que o condutor permaneça sentado na sua própria cadeira de rodas durante todo o percurso. Mais simples do que isso é entrar no carro – é só abrir a porta traseira com um controle remoto e pressionar uma alavanca para baixar a rampa que leva ao interior.
Projetado por uma empresa independente do Texas, nos EUA, o carro faz entre 50 e120 km, em uma única recarga e atinge velocidade máxima de 45 km/h. Outra vantagem é seu tamanho compacto, que permite estacionar em lugares onde um veículo tradicional não consegue. Clique na imagem para ver o Kenguru em ação.


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São Paulo - A corrida por carros verdes tem gerado alguns elétricos compactos notáveis, como o Renault Twizy, o Audi Urban Concept, o Volkswagen Nils e o Opel RAK - todos para duas pessoas. Agora, um novo veículo chama atenção por suas curvas futuristas, que passam longe, bem longe do convencional.
É o Eggasus, o carro elétrico em forma de ovo gigante com lugar para apenas uma pessoa. Fruto de uma produção independente de designers americanos, esse pequeno de três rodas nasce com a proposta de fornecer uma solução para os problemas de congestionamento de tráfego em grandes centros urbanos, que sofrem com a poluição do ar. Além de ser menos espaçoso que os quatro-rodas tradicionais, o Eggasus tem emissão zero de poluentes.
Além disso, suas baterias elétricas garantem, com uma única recarga, locomoção silenciosa por até 80 quilômetros. Do ponto de vista da sustentabilidade, ele seria perfeito para uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde 58% dos carros que disputam diariamente um espacinho nas ruas carregam só um ocupante (o motorista), segundo pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No momento, o carro só está disponível para o mercado americano, mediante encomenda. Clicando na foto ao lado, você confere um vídeo com o Egassus em ação.


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São Paulo - Um luxo superesportivo, veloz, belo de se olhar e com um diferencial de fazer inveja, o sedutor Concept One é o primeiro carro verde da fabricante croata de automóveis Rimac.
Dono de curvas sedutoras, o veículo é totalmente movido a eletricidade e conta com quatro motores elétricos, um por roda. Juntos, eles entregam potência total de 1.103cv. Pesando 1650kg e com chassis em fibra de carbono, o Concept One acelera dos 0 aos 100km/h em apenas 2,8 segundos.
Tudo isso sem gastar um pingo de gasolina e com uma autonomia de fazer inveja. Segundo a Rimac, quando completamente carregado, o carro pode fazer até 600km. Apresentado como protótipo no Salão de Frankfurt, ano passado, o modelo, que já está pronto para cair na estrada, vai ser exibido no Salon Privé de Londres, em setembro.
Apenas 88 unidades serão produzidas e as primeiras vendas começam em 2013. Quem quiser ter um desses na garagem, tem que estar disposto a desembolsar perto de 1 milhão de dólares.

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São Paulo – A Infiniti, divisão de luxo da Nissan, levou ao Salão de Nova York, que vai até dia 15, o seu primeiro sedã de luxo totalmente elétrico, o LE Concept. Com ares futuristas - materializados por uma silhueta aerodinâmica, um elegante interior hightech e desempenho eficiente e limpo em sintonia com os veículos verdes – o conceito deve ganhar uma versão de produção nos próximos dois anos.
O sistema propulsor e muitos dos componentes do carro são oriundos do Nissan Leaf, o elétrico “popular” da montadora japonesa. A bateria de íons de lítio, no entanto, será maior do que a do Leaf, para garantir a performance esportiva, sem sacrificar a autonomia.
Segundo a fabricante, o modelo faz 160 km com uma única recarga. O conjunto propulsor localiza-se sob o assoalho, num esquema que prevê distribuição de peso ideal e que não invade a cabine. Mais, as baterias contam com um sistema inovador de recarga sem fio.
"Em um futuro de alto consumo dos recursos naturais, vamos avançar na liderança de mobilidade sustentável e expandir nossa penetração no mercado de veículos elétricos com novos modelos como o conceito Infiniti LE", disse Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan, durante o debut do veículo. O lançamento do modelo verde de luxo está previsto para 2014.


 Divulgação BMW
São Paulo - A BMW revelou oficialmente novas imagens do futurista i8 Concept Spyder, o terceiro modelo visionário da família i, depois dos conceitos i3 e i8. O protótipo, que será apresentado durante o Salão de Pequim, no final de abril, dá uma ideia do que esperar dos veículos ecológicos nos próximos anos.
O híbrido plug-in usa um motor a combustão de 1,5 litros e um motor elétrico, que juntos entregam 349 cavalos de potência. No visual, o esportivo chama atenção pelas portas com abertura em compasso, apenas dois lugares e ausência de capô, tudo contribuindo para um design mais leve. De acordo com a empresa alemã, a aceleração de 0 a 100 é realizada em 5 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, chega a 250 km/h.
Concebido para dar ao proprietário mais economia de combustível com menos emissões do que um veículo padrão, o Spyder Concept i8 vem com três modos de condução: o “normal”, que otimiza o uso de ambos os motores para conseguir a melhor relação entre baixo consumo de energia e performance; o modo “Eco Pro”, que potencializa a economia, tanto de eletricidade como de gasolina; e o “sport”, que potencializa a performance.
Segundo a BMW, é possível viajar até 30 quilômetros apenas no modo elétrico ao passo que no ciclo combinado o consumo de combustível fica em torno de 3 litros por 100 km. A bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico pode ser recarregada em menos de duas horas numa tomada doméstica comum.


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São Paulo – A onda verde pegou de jeito a indústria automobilística e nem mesmo os veículos de duas rodas escaparam. Em meio às apostas ecológicas dos fabricantes de motocicletas, um novo conceito chama atenção - o Monotracer Peraves MTE-150, um incrível híbrido de carro e moto elétrica com uma cabine de design futurista.
O protótipo foi o vencedor do disputado X-Prize, um importante concurso realizado na Suíça que propõe desafios que levem a resolver problemas enfrentados cotidianamente no trânsito. Contam pontos a favor as qualidades verdes dessa máquina, que permite deslocamentos ágeis no meio urbano com eficiência energética e baixa emissão de CO2 e gases poluentes.
O motor elétrico é alimentado por baterias de íons de lítio que entregam uma autonomia invejável. Ela é capaz de percorrer até 200 quilômetros numa única recarga a uma velocidade constante de 45km/h – o que a torna ideal para uso nas abarrotadas ruas dos centros urbanos. Para deslocamentos fora do perímetro urbano, o veículo passa fácil dos 120km/h.
A propulsão elétrica rende ao Monotracer uma outra característica que o diferencia dos modelos de moto tradicionais – ele é super silencioso. Além disso, a cobertura também garante uma segurança maior para o piloto e o passageiro. No interior, o painel traz um sofisticado sistema de entretenimento. Segundo o fabricante, a empresa suíça Peraves, o protótipo deve entrar em produção comercial na Europa ainda este ano.

(continua)


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