Lexus IS300H
Para aqueles que gostam de carros,
esta semana foi um prato cheio. O Salão de Detroit, que começou dia 14 e
a partir de amanhã abre as portas para o grande público, mostrou o que
as montadoras trarão de novidade nos próximos meses. E, para alegria de quem se preocupa com a sustentabilidade,
vários lançamentos pensam na preservação do meio ambiente. A grande
estrela do evento é o Lexus IS300H, que estará disponível na Europa,
Japão e em alguns mercados internacionais selecionados. O carro híbrido é
baseado em um motor a gasolina de ciclo Atkinson L 2.5, que foi
desenvolvido recentemente pela divisão de luxo da Toyota, sendo
combinado a um poderoso motor elétrico. O carro ainda disponibiliza
informações de trânsito e tempo, gratuitamente, através de seu sistema
de áudio e em tempo real.
BMW i3
O conceito da BMW,
por sua vez, se encaixa na categoria premium sustentável, pois tem
emissão zero de CO2. Este é o primeiro modelo da marca totalmente
elétrico e deve ser comercializado no Brasil a partir de 2014. O modelo
de três portas é um hatch e também será produzido na versão híbrida. Ele
tem motor com potência máxima de 125kw/170 hp, sendo produzido com
íon-lítio.
BMW ActiveHybrid3
Quem também deu o ar da graça no Salão de Detroit foi o já conhecido
ActiveHybrid3. O carro, que deve ser comercializado no Brasil a partir
do segundo semestre de 2013, combina um motor de combustão e uma
propulsão elétrica híbrida inovadora, já que tem a tecnologia BMW
TwinPower Turbo, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática
de oito velocidades em uma máquina elétrica com gerenciamento
inteligente de energia. Sua autonomia tem propulsão elétrica de até 2,5
milhas, e a potência total do conjunto motor a combustão e elétrico é de
340 hp.
Nissan Resonance
A Nissan
também apresentou carros amigos do meio ambiente, tendo destaque o
conceito Resonance, que mostra a tendência do design dos crossovers da
marca. “Seu design é inteligente, assim como a tecnologia embarcada.
Isso irá assegurar que continuaremos liderando globalmente e por muitos
anos a inovação desse segmento”, afirmou o vice-presidente executivo da
marca, Andy Palmer, durante o lançamento do veículo. Com tração
integral, o carro conta com o eficiente trem de força híbrido-elétrico,
que inclui o sistema “um motor, duas embreagens” criado pela Nissan. Ele
combina um pequeno propulsor a combustão interno com outro elétrico de
íon-lítio e um avançado programa de gerenciamento.
Nissan Leaf
Outra novidade da marca foi o novo Leaf,
carro cuja geração anterior conta com alguns exemplares rodando como
táxis em São Paulo. O modelo elétrico não teve muitas mudanças no
visual, mas as suas melhorias fizeram com que ele tivesse uma verdadeira
evolução na eficiência energética. Dentre as características mais
marcantes está um refinamento aerodinâmico para dar maior regeneração da
energia gerada pelas frenagens. O tempo de recarga da bateria também
foi reduzido, caindo pela metade – agora é preciso em torno de 4h para a
recarga total. Isso se deve ao novo carregador de 6,6 kW usado pela
marca.
Hyundai HCD-14 Genesis
A Hyundai
não deixou por menos e também apresentou novas tendências, com o
conceito HCD-14 Genesis. O luxuoso carro apresenta tecnologias inéditas
como um sistema de acompanhamento da movimentação dos olhos e controles
através de gestos. Mas a maior novidade é o sistema PHEV (veículo
elétrico plug-in), um motor 2.0 GDI que percorre 32 km com uma única
carga em modo totalmente elétrico e, quando a energia fornecida pela
bateria cai abaixo de determinado nível, passa automaticamente para o
modo híbrido, permitindo alcançar distâncias maiores. A bateria pode ser
totalmente carregada em casa em cerca de 3h.
Kia Optima Híbrido
Outro velho conhecido que também está no salão é o sedã da Kia.
O primeiro modelo híbrido da marca apresenta economia de combustível,
operando com emissão zero e modo de condução totalmente elétrico. Sua
velocidade chega a 100 km/h no modo combinado, elétrico-gasolina. Aliás,
quando o carro para e o consumo elétrico torna-se baixo, o motor é
desligado para eliminar completamente o consumo de combustível e as
emissões. Sua bateria tem tecnologia de polímero de lítio, sendo 40%
menor em volume e 10% mais eficiente que a convencional.
Chrysler Jeep Grand Cherokee
O carro da Chrysler
não é híbrido nem elétrico, mas tem soluções voltadas para maior
eficiência energética. Isso porque a economia de combustível foi
aprimorada no utilitário-esportivo, já que as versões com motor
Pentastar 3.6 V6 agora consomem 10% a menos de gasolina. A eficiência é
ainda maior no novo motor, a diesel, que será oferecido para o veículo. O
EcoDiesel 3.0 V6 chega a fazer 12 km/l na estrada e, dessa forma,
também emite menos CO2. Assim, quando comparado a outros SUVs com motor
V8 a gasolina, a economia de combustível é até 43% menor.
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Fonte: Exame.com, em 18/janeiro/2013
Imagens: Divulgação
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