sábado, 27 de outubro de 2012

Como o Espaço Compartilhado evita acidentes

Novo pensamento: ruas deveriam ser compartilhadas (1/13)

A abordagem do Espaço Compartilhado em relação à segurança no trânsito busca reduzir a velocidade do tráfego integrando – em vez de segregar – todos os usuários das vias públicas: motoristas, ciclistas, pedestres e pessoas que estão se descontraindo.

Projetos como o da Exhibition Road, em Londres, fazem isso eliminando os limites entre as zonas de pedestres e de tráfego, retirando guias de calçada, placas e semáforos, introduzindo bancos e árvores, e cobrindo a rua inteira com o mesmo pavimento.

A ausência de limites e direitos de passagem claramente definidos deixa os motoristas pouco à vontade e, desse modo, incentiva-os a dirigir com mais cautela. A teoria é de que a percepção do risco e o comportamento do motorista são mais eficazmente alterados pelo ambiente à sua volta e pela interação humana do que por controles artificiais, como limites de velocidade e a disposição convencional das ruas. (Foto: Olivia Woodhouse)

Velho Pensamento: ruas deveriam ser segregadas (2/13)

O cruzamento de Kew Bridge, na área londrina de Brentford, é a antítese dos princípios do Espaço Compartilhado. Aqui o trânsito e os pedestres, as ruas e as calçadas, o transporte e a vida cívica são rigidamente segregados por muretas de proteção e defensas metálicas, guias mais altas, além de uma multiplicidade de semáforos, cruzamentos formais e placas de sinalização.

Os defensores do Espaço Compartilhado argumentam que essa abordagem convencional na disposição da rua simplesmente incentiva as pessoas a dirigirem mais rápido e com menos atenção, pois o ambiente é tão regulamentado que elas não esperam encontrar pedestres no 'espaço delas'. Não existe virtualmente nenhuma oportunidade para uma interação significativa entre motoristas e os demais usuários das vias públicas. (Foto: Ben Hamilton-Baillie)


Exhibition Road antes da reconstrução I (3/13)

A Exhibition Road, no lado oeste de Londres, passa entre alguns dos museus e galerias mais icônicos da cidade, desde o Royal Albert Hall até o Hyde Park. A reconstrução da rua, inaugurada oficialmente em fevereiro de 2012, é talvez o projeto mais ambicioso de Espaço Compartilhado feito até hoje em uma grande capital.

Antes, como mostra esta foto, as multidões de pedestres que acorriam para visitar as atrações turísticas locais se espremiam nas calçadas estreitas, com relativamente poucos locais para atravessar a rua dominada por tráfego intenso. Portanto, o objetivo principal era melhorar a movimentação e a atividade pedestre. (Foto: Olivia Woodhouse)

Exhibition Road após a reconstrução I (4/13)

A paisagem urbana foi transformada. As novas calçadas sem meio-fio e as áreas de rodagem foram niveladas e integradas usando-se o mesmo pavimento xadrez. Há mais espaço para os pedestres se movimentarem e cruzarem a rua, já que as áreas de pedestres foram ampliadas.

Os pedestres contam com a ajuda de um novo limite mais baixo de velocidade, novos postes de iluminação de rua com bases circulares sobre as quais as pessoas podem ficar enquanto aguardam para atravessar, e os bancos que quebram a linearidade da rua. Todas essas medidas promovem uma diminuição na velocidade do trânsito e eliminam o pressuposto de que os motoristas 'são donos' da porção principal da rua. (Foto: Olivia Woodhouse)

Exhibition Road antes da reconstrução II (5/13)

Outro ângulo da Exhibition Road enfatiza a segregação formal entre as zonas de pedestres e as de tráfego por meio de semáforos e faixas de travessia de pedestres protegidas por barreiras de segurança. As oportunidades de atravessar a rua são limitadas, e os veículos estacionados e em movimento ocupam a maior parte do espaço. (Foto: Olivia Woodhouse)

Exhibition Road após a reconstrução II (6/13)

Agora os pedestres parecem à vontade cruzando a rua em qualquer ponto, já que o tráfego anda mais devagar e ocupa menos espaço disponível da rua. O estacionamento agora está restrito a um lado da rua.

No lado direito pode-se ver a grelha preta de ferro que cobre uma galeria de águas pluviais. Essas galerias margeiam ambos os lados da rua, a quatro metros de distância dos respectivos edifícios. Ao lado das galerias, faixas de piso tátil em alto relevo sinalizam aos portadores de deficiências visuais e pessoas com baixa visão que elas estão entrando ou saindo de áreas de pedestres. (Foto: Olivia Woodhouse)

Praça rotatória de Laweiplein antes da reconstrução (7/13)

A cidade holandesa de Drachten é uma das primeiras e mais conhecidas áreas de Espaço Compartilhado. Esta foto mostra o cruzamento em Laweiplein antes da reforma, em 2003, controlado por semáforos e com faixas de tráfego separadas para carros e até bicicletas, canteiros centrais e faixas de pedestre. (Foto: Fietsberaad)

Praça rotatória de Laweiplein após a reconstrução (8/13)

O cruzamento foi remodelado ganhando ares de praça pública, com árvores, gramados e fontes que dão realmente um sentido de lugar. Detalhe: o jato de água da fonte cresce em altura quando o número de carros aumenta.

Saíram de cena semáforos, grades e faixas de pedestre formais, dando vez a uma rotatória e cruzamentos de cortesia, tornando esse espaço uma 'praça rotatória' aberta a todos. O canteiro central da rotatória tem uma pequena elevação, de modo que os motoristas só conseguem ver uma porção limitada da rotatória. (Foto: Fietsberaad)

Rotatória de Laweiplein: passeio à vontade (9/13)

Em Laweiplein não existe separação entre ciclistas e pedestres. As ruas que ali desembocam têm ciclovias, mas assim que os ciclistas chegam à rotatória, eles encontram um espaço pavimentado com tijolos que é partilhado com os pedestres. Não há sinalização de faixas para bicicletas ou placas sinalizando direito de passagem.

As faixas de cruzamento para bicicletas são pavimentadas com tijolo, em vez do habitual asfalto vermelho. Esses cruzamentos não são elevados, embora o uso de faixas laterais de concreto de ambos os lados dê a impressão de que o piso ali é mais alto do que a superfície da rua, encorajando os motoristas em trânsito a diminuir a velocidade. (Foto: Fietsberaad)

Interagir, comunicar, negociar (10/13)

Ao introduzir a incerteza na paisagem urbana, o Espaço Compartilhado encoraja todos os usuários da via pública a interagirem por meio de contato visual e gestos, em vez de pressuporem ou exigirem direitos de passagem segundo regras, sinais ou outros controles externos. Eles precisam pensar por si mesmos, e o Espaço Compartilhado depende dessa comunicação.

Para que essa interação funcione, o trânsito tem de ser mais lento. No caso de Laweiplein, uma avaliação feita pela universidade de ciências aplicadas Noordelijke Hogeschool Leeuwardenz (NHL) descobriu que 95% dos ciclistas continuam não tendo que parar, pois os motoristas invariavelmente dão passagem, em parte por estarem em baixa velocidade. (Foto: Fietsberaad)

Zonas sem meio-fio (11/13)

Na maioria dos Espaços Compartilhados não há diferença de nível entre a pista de rolamento e a calçada – o limite entre ambas frequentemente é assinalado por valas rasas, detalhes do escoamento de águas, árvores ou postes de iluminação. As árvores, em especial, eliminam a distinção entre a via carroçável e o espaço público. (Foto: Fietsberaad)

Cruzamento de cortesia (12/13)

Substituir as faixas de pedestre tradicionais por 'cruzamentos de cortesia' como este aqui em Chester, na Inglaterra, também força motoristas e pedestres a se comunicarem uns com os outros. As balizas de madeira e as pedras do pavimento em cor diferente alertam os motoristas para o cruzamento, que parece ser um pouco mais alto do que ele realmente é. (Foto: Ben Hamilton-Baillie)

Cidade do Espaço Compartilhado (13/13)

A área de De Kaden, na cidade holandesa de Drachten, é um exemplo de Espaço Compartilhado no sentido mais puro. Apesar do volume considerável, foram tomadas poucas medidas para controlar o tráfego. A antiga pista de rodagem, reformada em 1998, hoje é parte integrante dos espaços públicos em torno, que apresentam árvores e postes de iluminação.

Na verdade, trata-se de uma única grande praça pavimentada, que na sua maior parte pode ser usada por todo tipo de tráfego. Não há calçadas, nem pisos de alturas diferentes ou pistas para bicicletas. Os carros só são excluídos de uma esquina por meio de balizas. Os pedestres cruzam a rua ziguezagueando em meio ao trânsito que passa, enquanto a vida social dos cafés e lojas adjacentes se integra perfeitamente à rua. (Foto: Fietsberaad)
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Fonte: Allianz Sustentabilidade - http://sustentabilidade.allianz.com.br
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