Planejamento Urbano Orientado pela Sustentabilidade
De 1990 até hoje, o foco principal do planejamento da cidade foi o
desenvolvimento sustentável e a integração na Região Metropolitana de
Curitiba
Descrição breve do projeto
Curitiba pode ser considerada uma das pioneiras no Brasil e no mundo na instalação de corredores inteligentes para o transporte público e no uso dos veículos Bus Rapid Transit (BRT), modelo de serviço de baixo custo, utilizado por mais de 2 milhões de pessoas por dia.Desde a década de 1970, a capital do Paraná tem vias exclusivas para ônibus articulados e biarticulados e uma inteligente rede integrada de transportes. De 1990 até hoje, o foco principal do planejamento da cidade foi o desenvolvimento sustentável e a integração de toda a Região Metropolitana de Curitiba.
O ponto mais original da estratégia é a otimização e a integração da eficiência e produtividade dos transportes, ocupação do solo e desenvolvimento da habitação.
O resultado da estratégia é que a cidade se tornou uma vitrine de urbanismo ecológico e humano, com melhorias contínuas em todos os aspectos do município. A cidade tem 200 quilômetros de ciclovias e 52 m² de área verde por habitante, além de 385 linhas de ônibus, 29 terminais e 351 estações “tubo” que circulam por 81 quilômetros de canaletas exclusivas.
Somente 11 cidades brasileiras têm vias exclusivas para ônibus, mas Curitiba é, certamente, o maior exemplo de sucesso no uso do BRT no Brasil.
Objetivos
• Garantir, em longo prazo, uma boa qualidade de vida aos cidadãos de Curitiba• Garantir a inclusão social, acessibilidade, equipamentos públicos, a transparência e a sustentabilidade do ambiente urbano para a cidade e área metropolitana
Cronograma
• 1965: Plano Diretor da Cidade focado em fazer da cidade em um lugar melhor para se viver• 1965: Criação do IPPUC
Resultados
• Curitiba se tornou uma vitrine de urbanismo ecológico e humano, com melhorias contínuas, ao longo dos últimos 38 anos, nas condições sociais, econômicas e ambientais da cidade e de seus moradores• Curitiba se tornou a mais sustentável das cidades, no processo de provar que a aplicação de uma estratégia com valores fortes e foco em sistemas integrados podem aproveitar as ações de planejamento para atender serviços de objetivos estratégicos comuns
• 70% do lixo da cidade são reciclados
• Moradores que vivem em favelas têm acesso a programas sociais e serviços de saúde financiados por programas de reciclagem
• A cidade tem 200 quilômetros de ciclovias e 52 m² de área verde por habitante (quase um quinto da cidade é parque e voluntários plantaram 1,5 milhões de árvores ao longo das ruas)
• Existem, ao todo, 385 linhas de ônibus, 29 terminais e 351 estações “tubo” que circulam por 81 quilômetros de canaletas exclusivas. Os ônibus são responsáveis por dois milhões de viagens por dias úteis
• O tráfego de automóveis diminuiu em 30%, mesmo com o crescimento da população (o número de habitantes dobrou) e com a cidade possuindo o maior índice de donos de carros per capita do Brasil
• Grande parte do centro da cidade é uma zona vibrante para pedestres
• A renda per capita é 66% superior à média brasileira
• A taxa de crescimento econômico da cidade dos últimos 30 anos é de 7,1%, superior à média nacional de 4,2%
Instituições envolvidas
• IPPUC• Prefeitura de Curitiba
Fontes
http://www3.iclei.org/localstrategies/summary/curitiba2.htmlhttp://www.biocidade.curitiba.pr.gov.br/biocity/49.html
Perfil da cidade
Cidade: CuritibaPaís: Brasil
Continente: América do sul
População: 1.8 milhões (2004)
GINI: 56 (2005)
Extraído de Programa Cidades Sustentáveis - http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/148
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